O dia do maratonista e a história de Abebe Bikila
Prof. Ms. Luciano do Amaral Dornelles
@prof.lucianodornelles
07/08/2023
![](https://maagcompany.com.br/wp-content/uploads/2023/08/DALL·E-2023-08-11-19.14.55-marathon-runner-Abebe-Bikila-in-oil-painting-with-brush-1.png)
O dia 7 de agosto é celebrado como o dia do maratonista em homenagem ao nascimento de Abebe Bikila, um corredor etíope que fez história ao vencer duas vezes a prova mais longa e desafiadora do atletismo: a maratona. A maratona é uma corrida de 42,195 km que exige resistência, força e determinação dos atletas. Ela tem origem na lenda de um soldado grego chamado Pheidipides, que teria corrido de Maratona a Atenas para anunciar a vitória sobre os persas e depois morrido de exaustão. A maratona faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896 e é considerada uma das provas mais prestigiosas do esporte.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o dia do maratonista e a história de Abebe Bikila, o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro olímpica e o primeiro atleta a vencer duas maratonas olímpicas consecutivas. Vamos ver como ele superou as dificuldades, as adversidades e os preconceitos para se tornar um ícone do atletismo e um símbolo de orgulho para o seu país e para o continente africano.
O dia do maratonista O dia do maratonista foi instituído em 1984 pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com a Federação Internacional de Atletismo (Atualmente Word Athletics – WA), para homenagear o nascimento de Abebe Bikila, em 7 de agosto de 1932. A data foi escolhida por ser o aniversário do maior maratonista de todos os tempos, segundo a opinião de muitos especialistas e admiradores do esporte (QUOTES BY ABEBE BIKILA, 2021). ¹
O objetivo da data é valorizar e incentivar a prática da maratona, uma prova que exige muito preparo físico e mental dos corredores, além de divulgar os benefícios da corrida para a saúde e o bem-estar das pessoas. A corrida é uma atividade física que traz diversos benefícios para o organismo (BK, 2021), como:
– Melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório;
– Fortalece os músculos e os ossos;
– Queima calorias e ajuda no controle do peso;
– Reduz o estresse e a ansiedade;
– Aumenta a autoestima e a confiança;
– Previne doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outras.
O dia do maratonista também é uma oportunidade para homenagear os grandes nomes da modalidade, que inspiram gerações de corredores com suas histórias de superação, dedicação e talento. Alguns exemplos (Abebe Bikila Quote, 2021) são:- Emil Zátopek: o tcheco que venceu as provas de 5 mil metros, 10 mil metros e maratona nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, sendo o único atleta a conseguir esse feito até hoje;
– Frank Shorter: o americano que venceu a maratona nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, iniciando uma onda de popularização da corrida nos Estados Unidos;
– Rosa Mota: a portuguesa que venceu a primeira maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, sendo considerada uma das melhores maratonistas da história;
– Haile Gebrselassie: o etíope que bateu 27 recordes mundiais em diversas distâncias, sendo considerado um dos maiores fundistas de todos os tempos;
– Paula Radcliffe: a britânica que detém o recorde mundial feminino da maratona desde 2003, com o tempo de 2h15min25s;
– Eliud Kipchoge: o queniano que detém o recorde mundial masculino da maratona desde 2018, com o tempo de 2h01min39s, e que foi o primeiro homem a correr a distância em menos de duas horas, em um evento não oficial, em 2019.
A história de Abebe Bikila
Abebe Bikila nasceu em uma pequena aldeia chamada Jato, na região de Shewa, na Etiópia.
Filho de um pastor de ovelhas, ele começou a correr aos 24 anos, quando se mudou para a capital Adis Abeba e se alistou na guarda imperial do imperador Haile Selassie. Ele se destacou nas competições internas do exército e foi selecionado para integrar a equipe nacional de atletismo (Top 2 Abebe Bikila Quotes, 2021).
Em 1960, ele foi convocado para representar a Etiópia nos Jogos Olímpicos de Roma, na Itália.
Ele viajou com apenas um par de tênis, que acabou se rasgando durante os treinos. Sem conseguir outro par adequado, ele decidiu correr descalço, como estava acostumado a fazer em seu país. Ele enfrentou o calor, o terreno irregular e o preconceito dos adversários e da imprensa, que o consideravam um azarão. Ele surpreendeu o mundo ao vencer a maratona com o tempo de 2h15min16s, batendo o recorde olímpico e se tornando o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro no atletismo. Ele cruzou a linha de chegada no Arco de Constantino, um símbolo do império romano que havia tentado invadir a Etiópia séculos antes.
Ele declarou após a prova: “Eu queria que o mundo soubesse que meu país, a Etiópia, sempre venceu com determinação e heroísmo” (Abebe Bikila | Biography, 2021).
Em 1964, ele defendeu seu título nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Desta vez, ele correu calçado e enfrentou uma forte chuva. Ele superou uma cirurgia de apendicite realizada 40 dias antes da prova e uma lesão no joelho que o incomodava durante a corrida. Ele venceu novamente a maratona com o tempo de 2h12min11s, batendo seu próprio recorde olímpico e mundial. Ele se tornou o primeiro atleta a vencer duas vezes consecutivas a maratona olímpica. Ele disse após a prova:
“Homens de sucesso encontram tragédias. Foi vontade de Deus que eu vencesse as Olimpíadas e foi vontade de Deus que eu sofresse meu acidente. Eu aceitei essas vitórias como aceito essa tragédia. Eu
tenho que aceitar ambas as circunstâncias como fatos da vida e viver feliz” (Abebe Bikila, 2021).
Em 1968, ele tentou seu terceiro título nos Jogos Olímpicos do México, mas teve que abandonar a prova após 17 km por causa de uma fratura na perna. Em 1969, ele sofreu um grave acidente de carro que o deixou paraplégico. Ele não desistiu do esporte e passou a praticar arco e flecha e tênis de mesa adaptados para cadeirantes. Ele participou dos Jogos Paralímpicos de Stoke Mandeville, na Inglaterra, em 1970, e dos Jogos Internacionais para Deficientes Físicos, na Noruega, em 1971. Ele também venceu uma prova de esqui cross-country na neve em 1971 (Abebe Bikila, 2021).
Abebe Bikila morreu em 1973, aos 41 anos, por causa de uma hemorragia cerebral relacionada ao seu acidente. Ele recebeu um funeral de estado e o imperador Haile Selassie declarou um dia nacional de luto. Ele é considerado um herói nacional na Etiópia e um exemplo para os atletas africanos e do mundo todo. Ele recebeu diversas homenagens póstumas (Marathon | Training, 2021), como:
– A inclusão no Hall da Fama do Atletismo da IAAF em 2012;
– A criação do Prêmio Abebe Bikila pela New York Road Runners para reconhecer indivíduos ou grupos que contribuem para o desenvolvimento da corrida;
– A nomeação do Estádio Abebe Bikila em Adis Abeba, na Etiópia, que recebe eventos esportivos e culturais;
– A produção de filmes, livros e documentários sobre sua vida e sua carreira, como o filme “Abebe Bikila: O Leão de Roma”, o livro “Barefoot Runner: The Life of Marathon Champion Abebe Bikila” e o documentário “The Athlete”.
O dia do maratonista é uma data que celebra o esporte da corrida e homenageia um dos maiores ícones do atletismo: Abebe Bikila. Ele foi um corredor que venceu duas maratonas olímpicas, sendo a primeira delas descalço, e que superou as barreiras do racismo, da pobreza, da doença e da deficiência. Ele foi um símbolo de orgulho para a Etiópia e para a África, e uma inspiração para os atletas de todo o mundo. Ele mostrou que com determinação, coragem e fé é possível alcançar os sonhos mais altos.
Referências
QUOTES BY ABEBE BIKILA | A-Z Quotes. A-Z Quotes, 2021.
Disponível em: https://www.azquotes.com/author/44469-Abebe_Bikila. Acesso em: 7 ago. 2021.
BK’ – Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikipédia, 2021.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bk’. Acesso em: 7 ago. 2021.
Abebe Bikila Quote: Men of success meet with tragedy. It was the will … Minimalist Quotes, 2021. Disponível em: https://minimalistquotes.com/abebe-bikila-quote-210649/. Acesso em: 7 ago. 2021.
Top 2 Abebe Bikila Quotes (2023 Update) – Quotefancy. Quotefancy, 2021. Disponível em:
https://quotefancy.com/abebe-bikila-quotes. Acesso em: 7 ago. 2021.
Abebe Bikila | Biography, Records, Medals, & Facts | Britannica. Britannica, 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Abebe-Bikila. Acesso em: 7 ago. 2021.
Abebe Bikila – Wikipedia. Wikipedia, 2021. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Abebe_Bikila. Acesso em: 7 ago. 2021.
Marathon | Training, Preparation & History | Britannica. Britannica, 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/sports/marathon-race. Acesso em: 7 ago. 2021.
Marathon – Wikipedia. Wikipedia, 2021. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Marathon. Acesso em: 7 ago. 2021.
Marathon History: The Origin And Development Of This Famous Race. Marathon Handbook, 2019. Disponível em: https://marathonhandbook.com/marathon-history/. Acesso em: 7 ago. 2021.