Investindo 10% … do seu tempo em boa saúde, por Vinicius Cristmann Stefenon
Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade oferecida pelo meu amigo e colega Garcez ao me convidar para participar deste recanto da internet reservado ao conhecimento. Estou mais agradecido ainda, pois assim poderei oferecer um pouco do meu conhecimento através da Educação pelo Físico.
Vamos então a primeira dica que escreverei:
Todos nós buscamos a boa saúde física, mas temos um grande fantasma que nos ronda, sendo ele conhecido pelo nome sedentarismo. Este é o maior mal, que cresce silenciosa e confortavelmente em nossas vidas, nos burlando através do conforto das tecnologias que cada vez mais trazem facilidades para nosso dia-a-dia.
Lembrando palavras de um grande professor:
“…nossos corpos não evoluíram para ficar parados, pelo contrário evoluíram: para caminharmos, corrermos e para fazermos força, bastante força!”
Sendo assim, usando então a atividade física em favor da boa saúde, sem perder o conforto que o progresso nos trouxe, apresento as seguintes ideias:
Evite elevadores, ao menos para subir. Descer escadas é muito agressivo para nosso corpo, mas subir é ótimo para as pernas, as costas, coração e pulmões.
Organize seu orçamento de tempo diário para separar 10% da sua receita de 24 horas, para ao menos 3 vezes na semana dedicar-se a algum tipo de exercício físico, de sua preferência.
Dentre as atividades sugeridas, destaco a caminhada, andar de bicicleta, corrida, pular amarelinha, equilibrar-se no meio fio, entre outras de sua preferência ou que eu possa sugerir em outro momento.
- Em relação ao tempo dedicado ao exercício, você deve manter pelo menos, em cada um destes 3 dias, executar séries contínuas de 10 minutos, até que alcance 45 ou 60 minutos, faça pausas entre as séries se necessário até completar o tempo total, lembre-se que esta se exercitando por saúde e lazer.
Por que assim como seu orçamento financeiro é ajustado com a prestação de um bem que você tanto sonhou em adquirir ou de um serviço que lhe oferece prazer, como tv por assinatura ou app de música, o semelhante deve ocorrer na prática das atividades físicas. - Uma outra dica interessante está relacionada com a maneira que você se locomove. Por exemplo, se você usa transporte público ou até mesmo o recurso moderno dos aplicativos, desça uma quadra antes do local de chegada. Desça 500 m antes, que seja, antes de seu destino e caminhe até ele! É claro, que você precisará de uns minutos a mais para essa ação. Referente ao tempo aqui menciono mais uma dica…
- Organize seu tempo de sono! Nosso corpo precisa de alimentação adequada, exercícios físicos e de descanso, esse repouso e renovação de nossas energias deve durar,em média, 4 a 8 horas de bom sono, para que nosso corpo se recupere dos estresses do cotidiano. No que diz respeito a um sono de qualidade, significa um repouso sem estímulos audiovisuais por pelo menos 30 minutos antes de deitar. Deste modo, revise as suas mensagens, desligue a televisão, reduza a quantidade de luzes no ambiente, tome seu banho e ao deitar, faça um exercício mental, apenas fechando o seu dia e dizendo para seu cérebro que as soluções serão dadas somente no dia seguinte. Podemos assim dizer que isso foi a sugestão de uma meditação.
Sendo assim, no seu orçamento de tempo é necessário ter espaço para o investir em uma boa saúde. Ao contrário, o tempo trará um prejuízo chamado doença- nem falarei-com certeza você sabe o nome de muitas patologias ligadas e oriundas do sedentarismo.
Espero que essas dicas inspirem vocês a investirem na busca por boa saúde.
Um abração do Treinador!