Vigia os seus pensamentos

Vigia os seus pensamentos, ponha os bons no lugar dos maus e os sábios no dos ignorantes,  ame a si e aos outros e sinta o gosto da felicidade

A  frase inicial “Vigia os seus pensamentos” é um conselho muito antigo e ainda relevante, e com advento do conhecimento da ciência da Psicologia no século XX,  que nos lembra que nossos pensamentos têm o poder de moldar nossas vidas.

As principais escolas de pensamento da psicologia moderna são:

  • Psicologia behaviorista: A psicologia behaviorista estuda o comportamento humano, sem se preocupar com os processos mentais internos.
  • Psicologia cognitiva: A psicologia cognitiva estuda os processos mentais internos, como a memória, a atenção e o pensamento.
  • Psicologia psicodinâmica: A psicologia psicodinâmica estuda o inconsciente e os conflitos psíquicos.

Levando em conta a filosofia estoica, os pensamentos são o ponto de partida para tudo o que fazemos. se estamos focados em pensamentos negativos, então vamos agir de forma negativa, por outro lado, se estamos focados em pensamentos positivos, então vamos agir de forma positiva.

Portanto, é importante vigiar nossos pensamentos, estando ciente dos pensamentos que estamos tendo e dos efeitos que eles podem ter em nossas vidas. O que faz a sentença da frase título,  “..ponha os bons no lugar dos maus e os sábios no dos ignorantes,..”, gerar algumas dicas para vigiar seus pensamentos:

  • Esteja ciente de seus pensamentos. Preste atenção ao que você está pensando, tanto quando está acordado quanto quando está dormindo.
  • Identifique os pensamentos negativos. Quando você identificar um pensamento negativo, pare e pergunte-se se ele é realmente verdadeiro.
  • Substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Quando você identificar um pensamento negativo, tente substituir por um pensamento positivo.

 já na frase conclusiva, ” .., Ame a si e aos outros e sinta o gosto da felicidade..” , indica que você pode começar a moldar sua vida de forma mais positiva, buscando se tornar mais feliz, mais resiliente e mais bem-sucedido.

Aqui estão alguns exemplos de como seus pensamentos pode ajudar você a viver uma vida mais positiva:

  • Se você está pensando em desistir de um objetivo, lembre-se dos motivos pelos quais você começou.
  • Se você está se sentindo ansioso ou estressado, concentre-se em sua respiração e tente relaxar seu corpo.
  • Se você está com raiva ou ressentimento, tente encontrar empatia pela pessoa que o ofendeu.

Assim, na prática deste conselho muito antigo, você pode começar a ver o mundo de uma nova perspectiva, começando a ver as oportunidades escondidas nas adversidades e a beleza nas coisas simples.

Conclusão seja um ViPA em sua vida:

  • Vigia os seus pensamentos e ações
  • Ponha os bons no lugar dos maus e os sábios no dos ignorantes.
  • Ame a si e aos outros, e sinta o gosto da felicidade.

Escrito por 👍
Kalel e Marco Garcez

Apoiado em conversas com Bard e Bibliografias gerais: 

FREITAS, RH., org. História da psicologia: pesquisa, formação, ensino [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. 133 p. ISBN: 978-85-99662-83-0. Available from SciELO Books disponivel: https://static.scielo.org/scielobooks/c2248/pdf/freitas-9788599662830.pdf

NORTON, David L. On recovering the telos in teleology, or, ‘where’s the beef?’ Monist, 75 (1), p. 3-13, 1992. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=9705071702&site=ehost-live&scope=site . Acesso em: 2013.

Schultz, Duane P.; Schultz, Sydney Ellen (2022). História da psicologia: perspectivas atuais. São Paulo: Cengage Learning. acessado : https://conteudos.bookplay.com.br/itens/13436/historia-da-psicologia-moderna-traducao-da-11a-edicao-norte-americana

Myers, David G.; DeWall, Nathan (2020). Psicologia. São Paulo: LTC. acesso  : https://www.amazon.com.br/Psicologia-David-G-Myers-ebook/dp/B0C471X19V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *