Dicas Gestão do Conhecimento na
área educacional
Gestão do conhecimento dentro de uma organizações educacional é algo simples, pois este ambiente é para desenvolver a cultura do compartilhamento e da disseminação de conhecimento, algo que deveria ser natural no ambiente educacional, mas será que é simples assim?
Vamos pensar que compartilhar e divulgar, são opostos a valorização e desenvolvimento de carreira tradicional dos colaboradores de ensino, assim um ambiente educacional próprio para um não tem o outro.
Contudo se o ambiente for modelado de forma a permitir e proporcionar:
- Meios que propicie a constante troca de informações e matérias de conhecimento.
- Tenha como fundamento privilegiar o questionamento e a constante busca pela inovação e evolução em geral.
- Desenvolvimento da cultura para que a circulação de conhecimento aconteça e a mesma depende da socialização.
Promovendo interação entre sabedoria e descoberta.
Para iniciar a jornada em direção a gestão do conhecimento educacional, vamos começar vendo a mesma como um processo de conhecimentos:
Para tanto vejo como importante:
- Aceitação: em que os colaboradores da escola em todos os níveis entendem e percebem o quanto é necessário o acumulo e troca de informações para desenvolvimento.
- Reconhecimento: na qual os agentes educacionais envolvido em todos os processos escolares, percebem os benefícios da gestão do conhecimento e passam a empregá-lo de maneira praticamente espontânea.
Desta forma pensar gestão do conhecimento, precisa ser um processo que se espalha por todo o ambiente educacional. Assim podemos ver o ensino a distância, como meio para disseminação na gestão do conhecimento, onde busca auxiliar esta circulação do conteúdo entre todos colaboradores do ambiente educacional.