Nestas curtas dicas tentamos explorar à participação dos alunos!
Neste momento ainda estamos buscando novas alternativas para estimular a participação on-line em sala de aula, mas não existe nenhuma fórmula , o que li e separei forma algumas dicas para que isso aconteça mais naturalmente.
Que tal promover algumas perguntas para os alunos
Podemos usar forms do Google, ou outras ferramentas on-line, assim os alunos podem interagir respondendo as próprias questões um do outro, através de debates, promova o questionamento, levante questões interessantes. Faça perguntas para a turma, lance polêmicas para que os estudantes reflitam e opinem.
Promova apresentações e deixe que eles explorem ao máximo suas idéias, expondo diferentes pontos de vista e formas de apresentação on-line, vídeo, Power Point e outros. É uma maneira, promover a liberdade de interação entre eles, agora limitada em ficar em casa, sem se esquecer de sempre que preciso fazer considerações e interferências sensatas para mediar as discussões.
Seja desafiador em seus trabalhos
Quando incentiva a participação da turma, desafia os alunos a superarem os próprios limites. Apresente propostas de trabalhos aparentemente difíceis de serem executados, promovendo competições saudáveis que podem no contexto atual explorar a chamada educação “gamificada”, onde se tem como base o aprendizado por meio de jogos, onde todos os desafios geram rankings e premiações que podem ser aproveitados para aumentar o engajamento dos estudantes, na superação das fases, e cujos resultados da aplicação estão se mostrando muito positivo.
Quanto ao uso das novas tecnologias
Esqueça o que tínhamos antes de 2020, estamos na era digital, o que pode ser um problema para o professor que não sabe usá-las a seu favor.
Mas quando aproveitamos a afinidade dos jovens com a tecnologia, podemos dinamizar o ensino, note agora à utilização da internet è obrigatória, e assim os dispositivos móveis estão disponíveis para pesquisas, desde o esclarecimento de dúvidas através de grupos de chat ou fóruns online, ao uso de aplicativos que trazem atividades preparatórias em geral. Já as escolas e professores que podem produzir conteúdo e compartilhar vídeos com mensagens interessantes bem como e-books e usar em sala de aula lousas digitais vale apena.
Assim estender a aprendizagem para além sala de aula é uma excelente maneira de promover a participação de alunos tão envolvidos com as novas tecnologias, e agora num mundo Cheio de Hibrido Digital ou Full HD, o bom é alta definição, precisamos de ferramentas e pensamento mais informativo.
Ótimas aulas!