Dicas como Facilitador

Dicas como Facilitador

10 tips for a great online class - eCampus News

Com as atuais mudanças, podemos ver como tendência, cada vez mais escolas buscando a transição do papel do professor, imagem que construímos sobre “aquele que professa” o conhecimento para um educando, como um facilitador de aprendizagem. Ou seja, buscando um educador que seja capaz de trabalhar, alinhado às novas configurações tecnológicas que as escolas vêm ganhando, os novos conhecimentos e habilidades a ser desenvolvidas no cenário contemporâneo.

Como está se desenvolvendo os desafios e atribuições deste novo perfil de educador:

Desafios:

  • Criação de um espaço de construção colaborativa,
  • Ser responsáveis por traçar um percursos que façam sentido para si e para o grupo em que estão inseridos
  • Exercer o papel de fio condutor e conector dos processos vividos por grupos e indivíduos.

Atributos

Geração de engajamento: Desenvolver competências como pensamento crítico, visão sistêmica, argumentação,  flexibilidade cognitiva, pesquisa-ação, dentre outras. 

Competências socioemocionais:  Dentre as principais destacadas pelo Fórum econômico mundial encontram-se: empatia, criatividade, gestão de pessoas, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão. 

Aprendizagem ativa: Levando em conta as  variáveis como a arquitetura da sala de aula, a escolha de vivências e dinâmicas, o registro coletivo do conhecimento, a leitura e mapeamento do grupo, as oportunidades de colaboração, o fluxo de energia e engajamento que se pretende atingir com as atividades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *